DOIS MONUMENTOS HONRAM O MUTUALISMO NO ALGARVE


Tem profundas raízes o mutualismo na região algarvia. Vem de séculos esta presença da economia social e do apoio mútuo, como o atestam os Compromissos Marítimos ou Corpos Santos, envolvendo as populações da beira mar ou os montepios e instituições mutualistas, estas com especial relevância nos finais do século XIX e entrando já na centúria passada. Aliás este pensamento das…

Ler mais »

CÂNDIDO GUERREIRO, UM DOS MAIORES POETAS ALGARVIOS, NA GÉNESE DA MUTUALIDADE POPULAR A.M.


Várias foram as figuras de destaque na vida algarvia durante as décadas 20 e 30 do século transato, que acompanharam a iniciativa do Professor António Mendes Madeira ao ter a fraterna ideia da constituição da «Mutualidade dos Funcionários Públicos», criada por Alvará de 10 de Setembro de 1926 e que viria a dar origem à «Mutualidade Popular – Associação Mutualista»,…

Ler mais »

HABITAÇÃO – UM CAMINHO DO MUTUALISMO


Foi no ano de 1940 que a Mutualidade Popular (Associação Mutualista), com sede em Faro, enveredou pelo caminho da construção e ou aquisição de imóveis visando uma política de rentabilidade dos recursos gerados pelas contribuições dos seus associados e, em simultâneo também de proporcionar habitações condignas ou áreas comerciais e de serviços, com prioridade de opção no aluguer aos mesmos…

Ler mais »

UM LIVRO DE PLENO INTERESSE PARA A HISTÓRIA DO MUTUALISMO PORTUGUÊS


      Data do ano de 1992 a publicação da obra «Mutualidade Popular-Associação Mutualista Farense» da autoria do Doutor Libertário dos Santos Viegas, professor aposentado do ensino secundário, jornalista e sociólogo, que então presidia à Direção desta instituição e de que é Presidente da Assembleia Geral. Reveste-se este livro, volvidos que são quase trinta anos sobre o seu aparecimento,…

Ler mais »

Assembleia Geral Ordinária – 25 de Junho de 2020


MUTUALIDADE POPULAR – A.M. SEDE SOCIAL – Largo Terreiro do Bispo, 1-1º – FARO  ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA —-CONVOCAÇÃO—- Devido ao Estado de Emergência Nacional, foi adiada a realização da Assembleia Geral Ordinária inicialmente marcada para o dia 25 de Março de 2020. Assim, usando da competência que me confere a alínea b) do nº.2 do Artigo 40º dos Estatutos, convoco…

Ler mais »

Adiamento da Assembleia Geral Ordinária


Por despacho emanado da Secretaria de Estado da Acção Social, foi desaconselhada a realização da Assembleia Geral Ordinária desta Associação, inicialmente marcada para o dia 25 de Março próximo. Nestas condições a mesma será adiada para data ainda a definir. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Libertário dos Santos Viegas

Ler mais »

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 25/03/2020


MUTUALIDADE POPULAR – A.M. SEDE SOCIAL – Largo Terreiro do Bispo, 1-1º – FARO  ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA —-CONVOCAÇÃO—- Usando da competência que me confere a alínea b) do nº.2 do Artigo 40º dos Estatutos, convoco os Senhores Associados da Mutualidade Popular – A.M., para reunirem na sua Sede Social em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 25 de Março pelas…

Ler mais »

Nova imagem Associativa


Procurando modernizar e revitalizar a imagem da nossa Associação, apresentamos o novo logotipo da Mutualidade Popular – Associação Mutualista. Este passo também significa um relançamento na interação da Instituição com os nossos Associados para obter um relacionamento ainda mais vantajoso com a sociedade onde nos inserimos. Com esta nova simbologia, procuramos uma atualização num espaço cada vez mais competitivo, e…

Ler mais »

Assembleia Geral Extraordinária – 31/07/2019


MUTUALIDADE POPULAR – A.M. SEDE SOCIAL – Largo Terreiro do Bispo, 1-1º – FARO  1ªASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA —– CONVOCATÓRIA— Usando da competência que me confere o nº.1 do Artigo 48º dos Estatutos convoco os Senhores Associados da Mutualidade Popular – A.M., para reunirem na sua Sede Social em Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 31 de Julho pelas 16 Horas,…

Ler mais »